IPVA 2021

O final de ano está chegando e isso significa uma série de despesas de fim de ano, entre elas o Licenciamento do veículo. E para obter o documento do licenciamento, o primeiro passo é o pagamento do é o IPVA 2021. Esse imposto, pago para o governo estadual, é essencial para as contas pública, e ajuda a financiar os serviços públicos essenciais para a população, por outro lado, acaba pesando muito forte no bolso dos motoristas, que precisam se virar pagar as taxas do IPVA 2021. Para não perder os prazos e os descontos, confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o IPVA 2021, como tabela, calendário, valor e prazos de pagamento.

IPVA 2021 - Tabela, Valor, Pagamento

IPVA 2021 – Tabela, Valor, Pagamento

Mas, ao mesmo tempo, para quem está com um planejamento financeiro mais avançado, também representa uma série de impostos a serem pagos em janeiro, como por exemplo o imposto de renda, o Licenciamento e também o IPVA.

Por tudo isso, ter uma boa poupança nesse momento do ano é uma boa atitude a se tomar, já que janeiro não será um mês fácil para os brasileiros, ainda mais com a crise que o Brasil apresenta atualmente.

O que é o IPVA 2021

O Imposto sobre propriedade de veículos automotores (IPVA) é uma taxa cobrada para todas as pessoas que possuem um carro acima de um determinado ano determinado pelo governo Estadual, com cada unidade da federação definindo a partir de qual ano, o carro estará isento do pagamento da taxa.

Em São Paulo, por exemplo, o IPVA é isento para carros com fabricação anterior de 2000, ou seja, com mais de 15 anos pagando a taxa. Isso vale para todos os estados, com cada um decidindo qual o ano da isenção, baseado em cálculos e em custo que essa medida gera para o estado.

Pagamento IPVA 2021

Pagamento IPVA 2021

Esse dinheiro arrecadado em cima dos carros dos Cidades, não fica todo para o estado, já que o Governo Federal tem direito a 5% de todo o IPVA que cada local arrecadar, sendo uma fonte de renda importante para o órgão estatal.

O objetivo da cobrança do IPVA é que com esse dinheiro, os governos estaduais façam uma melhoria em todas as aéreas relacionadas ao transporte, desde de pequenas ruas em um bairro, as quais, necessitam de uma sinalização nova, até mesmo as grandes avenidas que cortam todo o Brasil.

Mas, muitas vezes o dinheiro arrecado acaba indo para outras aéreas ou pastas com maior poder de persuasão e força, como exemplo a de educação e segurança.

Veja também:

Por isso, é necessário ficar atento ao modo com esse capital arrecado é utilizado, para que não haja um investimento malconduzido pela prefeitura e as ruas fiquem todas esburacas, sem sinal e sem o nenhum tipo de estrutura.

Consulta IPVA 2021

Consulta IPVA 2018Qualquer proprietário de veículos pode consultar o saldo do seu IPVA 2021 em seu estado diretamente da sua casa, para isso, basta seguir esses passos:

  • Acesse o Portal do Detran de seu estado;
  • Clique no botão de IPVA (se se não estado não possuir essa opção, procure por “consulta débitos do veículo”);
  • Digite o número do RENAVAM do veículo;
  • Digite o número da paca do veículo;
  • Consulte o valor do seu Imposto, e emita a guia de pagamento.

Valor do IPVA 2021

Valor IPVA 2018Não se pode afirmar concretamente qual o custo que o IPVA 2021 terá para as cidades, já que esse imposto é feito conforme o valor do carro de cada pessoa. Ou seja, se eu tenho um carro bem caro e de muito sucesso, o seu IPVA será maior do que aquela pessoa que anda em um carro popular, sem muitas funções.

A porcentagem aplicada sobre cada veículo é determinada apenas no segundo semestre, dependendo da arrecadação que cada estado possui, dessa forma, ocorre as mudanças de valores, até dentro do mesmo estado.

Quem possui um veículo mais antigo possui algumas vantagens, dependendo do seu estado e do ano do seu veículo, o pagamento do IPVA é isento.

No caso do estado de São Paulo, os veículos que possuem mais de 20 anos de fabricação não precisa pagar o IPVA 2021. Mas, é importante lembrar que o Licenciamento e o DPVAT 2021 devem ser pagos da mesma forma, mesmo que o IPVA seja isento.

Onde Pagar o IPVA 2021

Para quitar esse imposto, o melhor a se fazer é imprimir as guias, através do site do Detran do eu estado e então ir até uma agência bancária, para fazer o pagamento dessas guias de forma correta, a qual, não deixa nenhum tipo de brecha para que a Justiça tome algum tipo de providencia em relação a esse não pagamento.

Pagamento IPVA Bradesco

Pagamento IPVA Bradesco

Você poderá realizar o pagamento do boleto do imposto  em agências bancárias, ou ainda pela internet, através dos bancos listados abaixo:

  • Bradesco;
  • Itaú;
  • Santander;
  • HSBC;
  • Banco Mercantil;
  • Banco do Brasil;
  • Sicredi,
  • Sicoob;
  • Banrisul;
  • Panamericano;
  • Rendimento;
  • Safra;
  • Schahin;
  • Citibank;
  • Daicoval.

IPVA Atrasado 2021

Se você perder a data de pagamento do seu IPVA não se preocupe, confira abaixo o que você deve fazer para realizar o pagamento do IPVA Atrasado 2021:

  • Inicialmente você deve acessar o site do Detran do seu estado, como por exemplo Detran São Paulo (http://www.detran.sp.gov.br/);
  • Agora informe os dados do seu veículo, como a Placa e o RENAVAM;
  • Digite o código de segurança que se pede, composto por letras e números;
  • Por fim, solicite a segunda via do IPVA.

Dessa maneira é muito fácil colocar em dia o pagamento do seu imposto automotivo, rodando com o seu automóvel tranquilamente, sem correr o risco de ser multado ou até mesmo guinchado.

Desconto IPVA 2021

Caso você realize o pagamento do seu IPVA sempre em dia, sem parcelar, você tem direito de ganhar um desconto, que pode chegar até 15%. O desconto é uma vantagem para que você realize o pagamento de forma integral do seu veículo em dia, evitando assim as multas e apreensões do veículo.

Para realizar o pagamento do Imposto Automotivo – IPVA 2021 em dia, você pode conferir a tabela de pagamento IPVA, que pode ser consultada no site do Detran do seu estado.

One Response

  1. Alexandre Oliveira da Rocha Teixeira