IPVA 2021 SP – IPVA São Paulo – Valor, Tabela, Pagamento e Consulta

Os valores arrecadados com o Imposto Veicular Automotivo 2021 em São Paulo são utilizados para financiar diversos Serviços do Estado, como Saúde, Educação e Segurança. Os recursos arrecadados com o IPVA 2021 SP não é destinada, necessariamente a financiar recursos ligados ao trânsito no estado, mas sim para financiar o Estado como um todo.

Como se trata de um imposto Estadual, as alíquotas de contribuição variam de Estado para Estado. Nos estados com valores mais baixos, essa alíquota pode chegar a 1%, mas em São Paulo, veículos movidos à Gasolina, ou bicombustíveis pagam uma alíquota anual de 4% sobre o valor venal do veículo, segundo tabela liberada pelo Estado de São Paulo anualmente.

IPVA 2021 SP

IPVA 2021 SP

Vale lembrar que licenciar o veículo em estado que o cidadão não possua residência é considerado uma contravenção, e se descoberto. Nesse caso,  proprietário do veículo pode ser obrigado a pagar retroativamente o valor do IPVA 2021 São Paulo. Em casos em que o condutor alegue residir em mais de 1 estado, pode ser obrigado a pagar, segundo a autoridade competente, o imposto para 2 estados, mesmo se tratando do mesmo veículo.

Segundo estatísticas do Denatran, estima-se que cerca de 50 mil veículos são transferidos todos os anos do Estado de São Paulo para outros Estados, como o Paraná, onde as alíquotas de contribuição são mais baixas. Vale lembrar que a transferência do veículo, por si só, não configura crime, apenas quando a autoridade competente apurar que houve má fé do condutor tentando burlar a arrecadação de impostos de seu estado.

IPVA 2021 SP

O IPVA é um imposto cobrando para aqueles que possuem a propriedade sob um veículo automotor, seja ele terrestre, aquático ou até mesmo aéreo. Esse imposto é obrigatório e cobrado a todos os proprietários dos veículos a seguir:

  • Caminhões
  • Carros
  • Caminhonetes
  • Quadriciclos
  • Jet ski
  • Lancha
  • Iate
  • Aeronaves
  • Moto
  • Utilitários
  • Entre outros.

Leia também:

Esse imposto sofre diferença de estado para estado de 1% a 6% do valor do seu veículo, levando em consideração sempre a tabela FIPE. Veículos que possuem mais de 20 anos de fabricação e circulação em mercado estão isentos de efetuar o pagamento do IPVA 2021.

IPVA São Paulo

IPVA São Paulo: Obrigatório para receber o licenciamento veicular

Alíquotas IPVA SP 2021

As alíquotas de contribuição do IPVA em São Paulo são estabelecidas pela Secretaria de Fazenda do Estado de São Paulo. As alíquotas são estabelecidas de acordo com o tipo do veículo e com o valor de venda do mesmo.

Os valores venais são divulgados anualmente por uma tabela liberada pela Secretaria da Fazenda do Estado de são Paulo, e podem ser consultadas pela internet. Para saber o valor do imposto do seu veículo, basta multiplicar o valor venal do veículo pela alíquota da categoria de veículo.

As categorias de veículos listadas pelo Estado são:

  • Motos;
  • Automóveis
  • Caminhões
  • Ônibus
  • Micro-ônibus
  • Utilitários

As alíquotas de pagamento do IPVA 2021 são as seguintes:

  • 4% de Imposto para veículos movidos à gasolina e veículos bicombustíveis;
  • 3% de Imposto para carros elétricos, à álcool (exclusivamente) e para veículos movidos à Gás natural;
  • 2% de Imposto para caminhonetes com cabine simples, ônibus e Micro-ônibus;
  • 4% de imposto para caminhonetes de cabine simples;
  • 1,5% para caminhões.

O pagamento do IPVA 2021 de São Paulo pode ser feito em Parcela Única, em janeiro, com desconto de 3% sobre o valor do imposto. Também será possível parcelar o imposto em até 3 vezes, com parcelas a pagar em Janeiro, Fevereiro e Março.

Consulta IPVA 2021 SP

O processo de consulta da guia de pagamento do seu IPVA é simples e pode ser feito direto de casa, proporcionando maior comodidade, basta acessar o site do DETRAN www.detran.sp.gov.br, preencher as informações solicitadas como o seu CPF ou CNPJ e o RENAVAM do seu veículo.

Digite o código de segurança que aparece logo em seguida e clique em continuar.

Ao acessar é possível obter as informações de valores e débitos pendentes do seu veículo, essa consulta pode ser realizada independente da modalidade do seu veículo, seja ela terrestre, aquática ou aérea.  Para consultar basta ter acesso a internet, sendo assim é rápida bem simples e fácil.

Com a guia de pagamento em mãos, fica mais fácil do contribuinte organizar sua dívida e ser programar, o pagamento pode ser feito em qualquer agencia bancaria (Bradesco, Itaú, Banco do Brasil, Santander ou Caixa Econômica Federal), pode ser feito em qualquer rede credenciada com o DETRAN ou nas casas lotéricas.

Tabela de Pagamento do IPVA SP 2021

O cálculo é feito sempre com referência ao mercado, com base na tabela FIPE. É o cálculo é feito com base ao ano de fabricação do veículo e o tempo de circulação do mesmo, vale lembrar, que nem sempre o valor do seu IPVA será mais barato, isso varia de acordo com o modelo do seu veículo e os lançamentos do mercado.

Escala de pagamento do IPVA 2021 em SP
Final de placa Cota única/1ª parcela janeiro 2ª parcela/fevereiro 3ª parcela/março
1 9 11 11
2 10 12 12
3 11 13 13
4 14 14 14
5 15 15 15
6 16 18 18
7 17 19 19
8 18 20 20
9 21 21 21
0 22 22 22

A tabela segue de acordo com a numeração final da placa do seu veículo, o veículos com placas de final 1 pagam primeiro os impostos e de placa 0 consequentemente pagam por último.

Calendário IPVA 2021 Atualizado

Para pagamentos à vista, logo na primeira data de vencimento você ganha 3% de desconto sobre o total do IPVA SP 2021, agora ser você estar com o seu orçamento um pouco apertado, ser recuperando ainda dos gastos que teve com o final de ano, não ser preocupe, você pode estar realizando o parcelamento desse imposto.

O parcelamento pode ser realizado em até 03 vezes, porém ao realizar o parcelamento você não ganha nenhum tipo de desconto.

Leia também:

É importante estar com as suas obrigações em dia com o DETRAN para que não ocasione multas, apreensão do veiculo e perda de pontos em carteira CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Detran SP

Em caso de dúvidas, entre em contato com o DETRAN através da central de atendimento (11) 3332-3333 ou entre no site www.detran.sp.gov.br. O portal é completo de informações que podem ter ajudar em tudo o que você deseja saber sobre o IPVA do seu veículo.