IPVA 2021 PR – IPVA Paraná – Valor, Tabela, Pagamento e Consulta

IPVA 2021 PR – O IPVA do Paraná é uma contribuição obrigatória estadual e municipal criada em 1985, para substituir a antiga Taxa Rodoviária Única. Na época, a TRU era um imposto para a circulação veículos nas estradas, mas com o advento da criação dos pedágios, havia o entrave legal de não poderem ser cobradas duas taxas para o mesmo fim, por isso o IPVA PR foi criado, sobre a propriedade do veículo, e não necessariamente sobre o direito de circulação do mesmo.

IPVA 2021 PR

IPVA 2021 PR

Assim, para quem mora no Paraná e será obrigado a lidar com o IPVA 2021 PR, é necessária uma certa organização, para que esse tributo seja pago na época certa e assim não haja a cobrança de multas e juros, as quais, podem fazer o valor dessa cobrança até mesmo dobrar, dependendo do tempo que ele demorar a ser pago.

Leia também:

Além disso, que optar pelo pagamento a vista do tributo antes da data de vencimento do mesmo, ainda pode gozar de desconto no seu imposto, que embora não seja tão expressivo, já gera uma economia considerável para quem consegue organizar as contas no início do ano.

IPVA 2021 PR

IPVA 2018 PRA responsabilidade da arrecadação do valor do IPVA Paraná 2021 é do Governo do Estado do paraná, porém os valores arrecadados com o imposto são rateados entre o Governo do Estado e a prefeitura onde o veículo é emplacado.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensam, o valor arrecadado com o imposto não é investido necessariamente em estradas e infraestrutura, como seria natural de se imaginar. O valor vai para o caixa único do Governo do estado do Paraná, e servirá para custear a Educação, Saúde, Segurança, Transporte, e entre outras coisas, as estradas estaduais.

Como se trata de um imposto estadual, cada estado determina qual o valor cobrado sobre os veículos em seu território. As alíquotas do IPVA PR 2021 são bem inferiores às do estado vizinho São Paulo – 3,5% para veículos movidos à gasolina e bicombustíveis, em comparação aos 4% cobrados no estado vizinho. Essa diferença no valor das alíquotas do IPVA PR tem feito com que muitos proprietários paulistas mudem o endereço de licenciamento de seus veículos para o estado vizinho. Esse procedimento, entretanto, é ilegal, lembra a polícia rodoviária estadual do PR.

Isenção IPVA PR 2021

Isenção IPVA 2018 PREstão isentos do pagamento do tributo os veículos emplacados no estado do Paraná que se enquadrem em algum dos perfis listados abaixo:

  • Táxis;
  • Ônibus de transporte urbano (não se inclui aqui os ônibus de fretamento turístico);
  • Veículos adaptados para deficientes físicos;
  • Veículos para o transporte escolar;
  • Veículos oficiais estaduais;
  • Veículos oficias federais;
  • Veículos com mais de 20 anos de fabricação.

Alíquotas IPVA 2021 PR

O cálculo do valor do IPVA 2021 PR é feito multiplicando-se o valor venal do veículo – publicado pela secretaria da Fazenda do Estado do Paraná – pela Alíquota IPVA PR. O valor resultante dessa conta corresponde ao valor do IPVA 2021, que pode ser pago à vista, ou parcelado em até 3 vezes. Quem realizar o pagamento do IPVA PR à vista, ainda terá direito a um desconto de 3% sobre o valor do imposto.

A alíquota do IPVA 2021 Paraná corresponde um percentual do valor de venda do veículo em outubro de 2017, segundo a tabela FIPE. A tabela oficial, porém, é homologada pela Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná no início de 2021.

Confira abaixo os valores das alíquotas do IPVA 2021 PR atualizadas de acordo com a categoria de cada veículo:

  • Carros movidos à gasolina ou bicombustíveis: 3,5%
  • Veículos movidos à GNV (Gás natural veicular): 1%
  • Motos: 3,5%
  • Ônibus: 1%
  • Caminhões: 1%
  • Veículos de Carga: 1%
  • Veículos de Aluguel: 1%

Consulta IPVA PR

Para quem mora no Paraná e quer saber qual o valor do seu IPVA, que é o tributo que todo dono de veículo automotor, seja moto, caminhão ou qualquer outro deve pagar para o Governo Estadual é preciso apenas acessar o site da Secretaria da Fazenda do Paraná nesse link http://www.fazenda.pr.gov.br/modules/conteudo/ipva.php e preencher alguns dados, como a placa do seu veículo e também o seu RENAVAM, que é um número inscrito no documento do veículo.

  • Acesse www.fazenda.pr.gov.br;
  • Digite o RENAVAM do veículo;
  • Escolha a data de pagamento;
  • Digite o código de segurança;
  • Para finalizar, clique em “Consultar”

Com essas informações, o próprio site já realiza o cálculo do quanto você vai pagar, levando como base o valor do seu carro ou moto e também qual é a data de pagamento desse tributo.

Assim, você consegue se organizar melhor, juntar o dinheiro e quem sabe até mesmo realizar o pagamento a vista desse imposto, tendo dessa forma, um desconto de 4% em cima do valor total a ser pago.

Pagamento IPVA 2021 PR

Pagamento IPVA 2018 PRPara realizar o pagamento desse tributo tudo o que você precisa é do seu boleto, que pode ser obtido no próprio site do Detran ou então enviado para você pelo correio.

Com esse documento em mãos, basta ir até uma agência bancária de sua preferência e então realizar esse pagamento.

Leia também:

Para quem gosta do uso da tecnologia, é possível pagar o IPVA PR por meio da internet. Tudo o que é necessário fazer é entrar no site do banco no qual você seja corrente, clicar em pagar IPVA, preencher o código de barras do seu tributo e o valor a ser pago.

O pagamento do IPVA 2021 PR em uma única parcela, dá um desconto de até 15% para o proprietário, dependendo do valor do veículo que se tiver.

Tabela IPVA 2021 PR

Para organizar melhor o pagamento desse tributo, já que são milhões de pessoas no Estado do Paraná, o governo determinou as datas de vencimento de cada IPVA por meio do número final das placas dos veículos, como se fosse uma espécie de rodízio no pagamento.

Tabela IPVA 2021 PR

Tabela IPVA 2021 PR

Desse modo, quem possui veículos com número final um e dois são prejudicados, tendo que fazer o pagamento logo no dia 23 de janeiro. As pessoas que têm carros com final de placa 3 e 4 pagam no dia 24.

Já quem possui veículos com final 5 e 6 pagam no dia 25. Os moradores do Paraná com veículos com número final da placa 7 e 8 pagam no dia 26. Por fim, quem possui um carro ou moto com final 9 ou 0, paga apenas no dia 27, tendo um tempo maior para juntar o dinheiro.