Consulta Renavam pela placa 2021

O Renavam (Registro Nacional de Veículo) é o documento que demonstra as taxas e obrigações a serem cumpridas e regularizadas pelo condutor, é como se fosse o RG do veículo e nele você encontra várias informações, como: Licenciamento – Mudança de proprietário – Furtos –  Multas – Emplacamento – Entre outras informações. A consulta Renavam pela placa pode ser feita em poucos cliques na internet pelo número de identidade, no seu caso, a placa.

Consulta Renavam pela placa
Consulta Renavam pela placa

As cobranças relacionadas ao veículo automotor não são poucas, podemos citar o IPVA, Seguro DPVAT e ainda Licenciamento do Veículo.

Número do Renavam

O número do Renavam é composto por 11 unidades. O número do Renavam é fixo, ou seja, não se altera mesmo quando o veículo é vendido ou transferido para outro proprietário. A numeração do Renavam inicia-se sempre pelo número zero e através dela e acesso ao site oficial do Detran do seu estado você saberá praticamente tudo o que precisa sobre o seu veículo.

E também antes de comprar um veículo é aconselhado fazer uma breve consulta verificando o número do RENAVAM no CRLV. Essa consulta pode ser feita pelo número da placa do automóvel ou pelo número do Chassi.

Como ver o Renavam pela placa

Para consultar o Renavam do automóvel pela placa é muito simples. Você precisa acessar o site do Detran do seu estado.

  • Acesso o site do Detran do seu estado
  • Clique em “Consulta RENAVAM”
  • Escolha “CONSULTA PELA PLACA”
  • Digite o NÚMERO DA PLACA
  • Clique em CONSULTAR

Consulta Renvavam pela placa do veículo?

Com o numero da placa em mãos. Através do site do Detran do seu estado entre na área “CONSULTA DA SITUAÇÃO DO VEÍCULO”.

Como os sites do Detran não seguem um padrão específico, a forma que as informações são pedidas e disponibilizadas podem diferir dependendo de cada estado, por isso, pelo site procure ler com atenção ao que cada um requisita.

Tenha em mãos o número da placa e se possível do Renavam também, alguns sites pedirão também o número do chassi. 

Abaixo você pode conferir como exemplo a consulta para o estado de São Paulo:

  • Acesse o site do Detran;
  • Procure pelo menu Infrações;
  • Clique em Consulte suas Multas;
Consulte suas Multas
Consulte suas Multas
  • Selecione entre as opções desejadas;
  • Em seguida realize o login ou então cadastro no site do Detran SP.
Como consultar multas pela placa do veículo
Como consultar multas pela placa do veículo

Consultar Proprietário de Veículo Pela Placa

O nome do proprietário de um veículo é algo particular, bem como as informações deste veiculo. Por esse motivo não é possível consultar os dados do proprietário apenas com a placa do veículo. Ficaria muito publico e acessível caso fosse assim.

Dentro desse contexto, qualquer site, pessoa ou empresa que passem informações sobre os dados do proprietário de um veículo será considerada como quebra de sigilo, e isto é um ato ilegal.

Em casos de acidente, por exemplo, em que não foi possível identificar o condutor envolvido, aí sim através do número da placa, mas somente com um boletim de ocorrência é possível identificar os dados do infrator envolvido.

Para saber se o veiculo está realmente no seu nome, acesse o site do Detran do seu estado e siga o passo a passo: 

  • Faça o cadastro com CPF no site do Detran do seu estado.
  • Entre na opção “DÉBITOS, RESTRIÇÕES E VISTORIAS”.
  • Preencha os campos com o NÚMERO DA PLACA e RENAVAM

Lembrando que como cada site de cada estado tem uma apresentação diferente, pode ser que não seja exatamente este passo a passo, mas no geral são as mesmas palavras de busca para encontrar o que precisa.